Þ  Voltar

 

MACROMICRO A CIÊNCIA DO SENTIR               

 

1ª ORELHA

 

         “Após uma introdução cuidadosa aos conhecimentos da Física Relativística e da Física Quântica, com a clareza que lhe é peculiar, Beatriz Breves - física, psicóloga e psicanalista, usando uma linguagem clara e simples, tenta possibilitar aos psicólogos e psicanalistas a compreensão de suas idéias sobre o mundo macromicro. Este mundo indissociável e globalizado, que representa o ser humano, constitue o cenário no qual os fenômenos emocionais se manifestam.

         Sua visão - original e crítica, tão integrada à visão globalizante do mundo atual, traz algo original que merece estudo, experimentação e meditação.

         É sem dúvida, uma contribuição inovadora sobre a unidade psicofísica do ser humano, a qual merece profunda reflexão.”

                 

Inaura Carneiro Leão

Médica, Psicanalista, Fundadora, Membro Efetivo

e Didata da Sociedade Brasileira

de Psicanálise do Rio de Janeiro - SBPRJ

 

        

2ª ORELHA   

        

         “No momento em que a ciência modifica as condições materiais de vida, dando sentimento intenso de evolução, aparece o livro da Psicóloga e Professora de Física, Maria Beatriz Breves Ramos - MACROMICRO - A CIÊNCIA DO SENTIR - UMA ANÁLISE PSICOFÍSICA - DA FÍSICA À PSICANÁLISE, VIA SER HUMANO.

         Com os predicados da inteligência e acervo de conhecimento, a autora atendeu a curiosidade dos pesquisadores na área da psicofísica, levando em conta o dinamismo do progresso científico.

         Muitas ciências estão trazendo suas contribuições para a compreensão do mistério que envolve a “MENTE”. Neste livro destacam-se duas áreas de estudos científicos: a física e a psicologia. Nos capítulos do texto encontramos informações nas áreas da física quântica e da física relativística, com a finalidade de preparar o leitor, depois de levado a uma reflexão sobre os “Instintos e a Psicanálise” para obter uma visão psicofísica-quântica da Psicanálise o inconsciente relativístico, permitindo daí, estabelecer a Ciência do Sentir que assinala o ponto de partida para introduzir a Psicologia do Ser Humano - Macromicro.

         Deste modo, a autora conseguiu produzir um nítido embrião da Psicofísica - “Ciência das relações funcionais entre corpo e mente””.

 

Maria da Gloria Guimarães de Souza e Silva

Doutora em Engenharia pela Escola de Engenharia da UFRJ

Livre Docente em Física Nuclear pela Escola de Engenharia da UFRJ

Autora do livro A Conquista do Universo, Ed. José Olympio,1972